thumbnail

A baixa taxa de açúcar no sangue, chamada de Hipoglicemia, pode acontecer se o cão tiver um mau funcionamento do pâncreas. O pâncreas pro...

Hipoglicemia

/
0 Comentários


A baixa taxa de açúcar no sangue, chamada de Hipoglicemia, pode acontecer se o cão tiver um mau funcionamento do pâncreas. O pâncreas produz insulina, que leva o açúcar (glicose) até as células do corpo para dar energia, quando a um excesso de insulina, o cãozinho tem a Hipoglicemia.
Doenças do fígado, ou mesmo uma grande quantidade de parasitas intestinais que interfiram na digestão, podem causar Hipoglicemia. 
A Hipoglicemia é mais comum em filhotes, algumas raças como Spitz Alemão, Pinschers e Chihuahuas, frequentemente desenvolvem, mesmo que estejam perfeitamente saudáveis, o que acontece é que eles não têm um grande estoque de gordura que o organismo precisa para ter energia.

Sintomas
À medida que seu batimento cardíaco e sua respiração ficam lentos, os animais com baixa taxa de açúcar no sangue se tornam fracos, sonolentos, desorientados e cambaleantes. Podem começar a estremecer ou a se sacudir, pender a cabeça, ter convulsões e, no pior dos casos, perder a consciência e entrar em coma. Os animais podem morrer sem um rápido pronto atendimento. 
Se os sintomas forem reconhecidos a tempo, a baixa taxa de açúcar no sangue é fácil de ser tratada, mas é sempre importante a avaliação do médico veterinário.

Primeiros socorros para cães que apresentem Hipoglicemia 
A maneira mais rápida de fazer com que seu animal volte ao normal, enquanto ele ainda consegue engolir é dar a ele uma fonte de açúcar, como KARO. Use uma colher de chá, para cães abaixo de 20 kg, deixe que ele lamba. Se seu cão estiver muito zonzo, dê primeiro um pouco de água pura para ter certeza de que ele consegue engolir. Se ele não conseguir tomar água, você terá que usar uma seringa sem agulha. Primeiro dê a ele água com a seringa, depois tente o KARO.
Se seu cãozinho tiver perdido a consciência ou não consegue engolir, esfregue a fonte de glicose na parte de dentro dos seus lábios e das gengivas, que ela sera absorvida na corrente sanguínea através das mucosas. Nesses casos, o melhor é o KARO. Seu animal deverá voltar ao normal em um prazo de 5 a 15 minutos.

Trate o Susto
Cães com Hipoglicemia perdem a habilidade em se manter aquecidos, porque não há açúcar suficiente em seu organismo, para ser transformado em energia. Se a baixa taxa de açúcar não for revertida, eles podem entrar em choque muito rapidamente, e o choque pode matar um animal num intervalo de 10 a 20 minutos. Envolva seu animal eu um cobertor com uma bolsa de água quente ou uma compressa quente, para retardar o choque e mantê-lo estável até que seu sistema volte ao normal. Você também pode colocar uma ou duas gotas de KARO nas gengivas, para ajudá-lo a se manter consciente. Nesses casos é importante que você leve imediatamente ao médico veterinário.

FIQUE ATENTO A PARADAS RESPIRATÓRIAS E CARDÍACAS – Um animal que entre em coma por Hipoglicemia pode parar de respirar e precisará de respiração artificial. Leve- o para socorro veterinário.

Cuidados para cães que apresentem Hipoglicemia
Cães que tem propensão à Hipoglicemia devem ser alimentados 2 a 3 vezes por dia, ou ter comida (ração) à disposição o tempo todo, isso manterá equilibrada sua taxa de açúcar no sangue.

KARO (É uma calda à base de Glucose de Milho, produzida a partir de ingredientes naturais extraídos de grãos de milho especialmente selecionados e cuidadosamente processados. KARO também levava açúcar em sua composição e, junto com a Glucose de Milho, deixava o produto com um suave gostinho de mel).


Talvez você goste disso:

Nenhum comentário:

@ValentisOberon - 2018. Tecnologia do Blogger.